CLP passa a gestão do IOEB para a Comunidade Educativa CEDAC

24 de Janeiro de 2019 | Notícias

Após 4 anos à frente do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o CLP tem a honra de comunicar a transição do IOEB para uma nova organização, a Comunidade Educativa – CEDAC.

Quando da sua criação, o IOEB se mostrou um poderoso indicador de análise da realidade da gestão pública da educação nas cidades e estados. Todo o potencial será agora explorado e aplicado por uma instituição que atua com foco exclusivo em educação e que trabalha desde 1997 na formação de educadores e gestores educacionais.

Após um longo de período de avaliação, consideramos a CE CEDAC a instituição com maior capacidade de levar o IOEB para um novo patamar. E hoje, após longos meses de conversa, passamos o bastão.

 

 

Confira a carta escrita pelas gestoras de ambas as organizações:


O CLP – Liderança Pública tem o prazer de compartilhar com você que, após quatro anos à frente do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), passará a gestão do índice para a Comunidade Educativa - CEDAC.

A CE CEDAC é uma OSCIP que trabalha desde 1997 na formação de educadores e gestores educacionais, sempre buscando fortalecer a cultura profissional na educação e contribuir para a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas públicas. Já atuou em 23 Estados brasileiros, desenvolvendo ações em diferentes áreas e segmentos de ensino, mas destacamos em especial a experiência da instituição em projetos de avaliação educacional, tanto em redes municipais e estaduais, como no fomento ao trabalho colaborativo em diferentes âmbitos, inclusive na constituição de Arranjos de Desenvolvimento da Educação, por se tratarem de importantes diferenciais para a gestão do IOEB.

CLP e CE CEDAC compartilham da confiança no IOEB como um indicador fundamental para a educação brasileira e acreditam que neste novo ciclo será possível avançar no sentido de concretizar o seu grande potencial como ferramenta para a atuação dos gestores. 

A CE CEDAC foi selecionada pelo CLP, dentre outras organizações, não só pela experiência citada acima, mas principalmente pela proposta apresentada, com a indicação de caminhos estratégicos para levar o IOEB a um novo patamar, estabelecendo-o como um indicador que contribui para a consolidação de uma cultura de gestão na educação que é fundamental para que os estudantes não sejam os únicos responsabilizados pelos seus resultados.

Ao avaliar todas as propostas, o Conselho de Governança do CLP entendeu que a da CE CEDAC era a que melhor atendia à expectativa de inserir o IOEB no processo de tomada de decisões dos gestores e na construção do que a instituição entende como um “monitoramento continuado da gestão educacional”.

Ao longo dos últimos meses, compartilhamos informações e discutimos os desafios do próximo ciclo de gestão junto à CE CEDAC, em um processo de transição muito intenso. Continuaremos acompanhando esse processo e dando o apoio aos nossos sucessores. Em breve vocês receberão mais informações da própria CE CEDAC. A responsável pela instituição é Tereza Perez, que tem se envolvido diretamente na estratégia do IOEB. 

Agradecemos o apoio de todos até aqui e desejamos muito sucesso à CE CEDAC na condução desse indicador construído com tanto rigor e dedicação dos economistas Reynaldo Fernandes e Fabiana de Felício, que continuarão trabalhando junto à CE CEDAC no IOEB.

 

Abraços a todos, 

Luana Tavares, diretora-executiva do CLP, e Tereza Perez, diretora-presidente da CE CEDAC