Sobral é a cidade que apresenta o melhor índice de educação do país

06 de Dezembro de 2017 | Notícias

O município de Sobral (CE) figura em primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o IOEB, que aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. Para o estudo, que está em sua segunda edição, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

O Índice, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, é executado pela consultoria METAS Sociais. O IOEB  tem como objetivo apresentar práticas que contribuem para o aperfeiçoamento educacional nas cidades ou estados. O Estudo identifica e oferece oportunidades que servem de inspirações a outros gestores educacionais na abordagem das questões que indivíduos enfrentam em diversas regiões. 

Levando em conta as premissas apontadas, o município de Sobral (CE) se tornou um bom exemplo e aparece pela segunda vez em primeiro lugar, com nota 6,2. Uma das possíveis causas desse sucesso se deve ao fato de que há 20 anos, o munícipio de pouco mais de 200 mil habitantes implementou um conjunto de políticas públicas para correção de fluxo e de defasagem de alfabetização na idade certa. Através de indicadores de monitoramento da aprendizagem e da evasão escolar que, à época, passaram a ser monitorados detalhadamente, Sobral se tornou referência de políticas educacionais bem-sucedidas para o país.

Com a adoção de medidas corretas e de políticas públicas na área da educação, o Estado do Ceará consegue colocar sete cidades entre os dez primeiros do IOEB de 2017. Além de Sobral, o segundo colocado é o município de Frecheirinha, com nota 6, o terceiro é Nova Olinda, com nota 5,9, na quarta colocações Brejo Santo, também com nota 5,9 no ranking dos municípios. Nos demais estados estão os municípios de Picada Café (quinto lugar), no Rio Grande do Sul, com nota 5,9, Dumont (sexto) e Ibirá (sétimo), em São Paulo, com notas 5,8 e 5,7, respectivamente, além de Coreaú (oitavo), Reriutaba (nono) e Novo Oriente (décimo), no Ceará, com 5,7 todas.