Websérie Entrevista Especialistas e Discute IOEB

06 de Dezembro de 2017 | Notícias

Com base no do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2017, a plataforma Um Brasil produziu uma websérie com entrevistas de especialistas da educação, além de organizadores e diretores de institutos que apoiaram o desenvolvimento do IOEB, discutindo as formas como o índice pode melhorar a educação no país encontrando oportunidades de desenvolvimento e evidenciando problemas existentes.

A série conta com a participação de David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, Ana Maria Diniz, presidente do conselho do Instituto Península, Fernando Abrucio, coordenador de mestrado e doutorado em administração pública e governo da Fundação Getúlio Vargas, João Marcelo Borges, chefe de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais e Educação.

 

Assista ao trailer abaixo:

Cleuza Repulho,

ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, que fala sobre a complexidade do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular num país com as dimensões do Brasil.

Fernando Abrucio, coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV-SP, analisa historicamente o federalismo brasileiro e sua repercussão no sistema educacional.

Ana Maria Diniz, presidente do conselho do Instituto Península, aborda a formação dos profissionais do ensino, a necessidade da meritocracia na carreira dos professores e diretores. 

João Marcelo Borges é especialista em Educação e chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na conversa, ele discute os modelos de financiamento das escolas, a implementação da Base Nacional Comum Curricular, a importância dos indicadores de aprendizagem e as principais prioridades para melhorar a educação no País.

Fabiana de Felício é consultora da METAS Sociais e ex-diretora do Inep. Na conversa, ela aborda as dificuldades dos municípios em combater fatores como a evasão escolar, e algumas das experiências de sucesso em pequenas cidades pesquisadas pelo IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.

David Saad, Diretor-presidente do Instituto Natura, fala sobre a importância da gestão na resolução das deficiências do sistema de ensino. Na conversa, ele explica como os municípios podem se utilizar de ferramentas – como a Conviva Educação – para aprimorar a administração de suas escolas.